terça-feira, 3 de maio de 2011

Exercícios–Tempo Modernos

Turmas 3007 e 3008

Revolução Industrial.

Cine Clube: “TEMPOS MODERNOS” de Charles Chaplin

Geografia: Prof. Paulo Roberto, História: Prof. Belmiro, Sociologia: Prof. Marco Pavão, Orientação Tecnológica: Prof. Marcos Bassolli

1. Quando e onde se passa a história?

2. Onde o personagem principal, Carlitos, trabalha no início do filme?

3. Durante a sua jornada de trabalho, Carlitos tem um colapso nervoso e é internado. Por que ele tem um colapso nervoso?

4. O processo de produção implementado na fábrica onde ele trabalhava se chama “Fordismo”. Faça uma pesquisa na internet (use www.google.com.br ) e procure informações sobre o “Fordismo”.

5. Ao sair do hospital Carlitos se vê envolvido numa passeata de trabalhadores e acaba sendo preso, acusado de líder comunista. Faça uma pesquisa na internet (use www.bing.com.br ) e procure mais informações sobre as condições de vida dos trabalhadores nos primórdios da Revolução Industrial.

6. O que aconteceu na prisão que levou o delegado a dar-lhe uma carta de recomendação para que ele pudesse procurar emprego e ser contratado?

7. Por que, depois de estar livre e com uma carta de recomendação do delegado ele decide que é melhor voltar para a prisão?

8. Logo no início do filme os trabalhadores são comparados a ovelhas. Você já presenciou uma situação parecida aqui na Cidade do Rio de Janeiro?

9. Faça um pequeno comentário elogiando ou criticando o filme.

10. Faça uma pesquisa na internet (use www.google.com.br ou www.bing.com.br – imagens) sobre “Charles Chaplin.

11. Qual é a grande lição que o personagem Carlitos tenta passar para a menina de rua, sua companheira de jornada.

12. Acesse ao blog do nosso Colégio em www.cepcm.blogspot.com e deixe um comentário na publicação Cine Clube – “Tempos Modernos” não esqueça de informar o seu nome e a sua turma.

13. Acesse ao blog do nosso Colégio em www.cepcm.blogspot.com e torne-se um “seguidor”. Dúvidas? Entre em contato com o Laboratório de Informática.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aonde ficam as respostas para os exercicios???????????????

C.E. Professor Clóvis Monteiro disse...

As respostas devem ser procuradas através de pesquisas na internet. Solicite a ajuda do seus Professores (Paulo Roberto - Geografia), Belmiro (História), Marcos Pavão (Sociologia) e/ou Marcos Bassolli (Orientador Tecnológico).
Grande abraço,
Marcos Bassolli