quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nós somos CEPCM

Nossa Professora Marylla está se retirando do nosso convívio, depois de muitos anos de trabalho e dedicação, porque está se aposentando. A pedido de todos os Professores(as), publicamos a carta escrita pelo Professor de Educação Física, Paulo Cesar Lavrador Junior, em sua homenagem.

Parabéns Professora Marylla.

“MARYLLA

Já faz um tempo que estou na escola e lembro que, quando ouvi teu nome a primeira vez, confesso que estranhei. Não sabia se faltava ou não um “i” em teu nome ou se era pronúncia errada de alguém.

Passados esses poucos anos em teu convívio, percebi que o “i” que não havia em teu nome tinha razão de ser. Pois não cabia a letra de indiferença em tua marcante presença ou, menos ainda, de teu permanente fazer a diferença na luta por valores de correção e respeito.

Cheguei a pensar que faltava um “h”. E também notei que tampouco cabia a letra de hipocrisia. Muito ao contrário! Pois se há algo que transpiras é franqueza e transparência.

Mas o sonoro “i” que permanece no “y” é aquele da indignação, inapelável, incisivo e inclemente contra qualquer forma de injustiça.

Tua voz possante e personalíssima espantava-me. Não só por assim se manter, potente, depois de tantos anos de magistério. Mas por se fazer ouvir quase solitária, numa sala de professores rotineiramente quieta e de falas baixas.

Não tens o nome da cidade paulista, nem daquela de Dirceu, de enorme importância para nossa língua. Mas é a nossa cidadela, fortaleza de resistência de nossas vozes por vezes caladas, como a minha. És mais que importante, és presença indelével na educação de teus alunos e na de teus colegas.

Peço-lhe desculpas se apenas escrevo. Mas na vivência da educação física habituei-me a suar e arfar, condicionando-me a ser curto e entrecortado em minha fala. Mas admito que a emoção que trago em mim seria superada por meu costumeiro retraimento.

Para hoje imaginei que a escola pararia. Vi minha sala de aula, a quadra, decorada com bolas e flores, repleta de alunos perfilados cantando algo e hino, nosso grupo de dança apresentando-se para você, nossa rádio tocando um repertório de que mais gostas em tua justa e devida homenagem.

Muitas pessoas passam em nossa vida, poucas marcam. Posso dizer sem medo de errar que você é uma delas, uma mulher de vida! Que marcará para sempre minha vida.

Antes de o apito soar o final dessa partida, quero te dizer que a placa com teu nome estará gravada para sempre na Sala do meu coração.

Na data de hoje que o ‘parabéns a você’ seja bicampeão! FELIZ ANIVERSÁRIO e PARABÉNS pela sua trajetória de MESTRE.

Um beijo,

Paulo Cesar lavrador Junior.

Professor de Educação Física do Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro.”

Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli

4 comentários:

De Professor para Aluno disse...

Marylla, apesar de pouco tempo de convivência, ficou uma imensa admiração e afetividade deste, meio desconhecido, amigo e admirador de tua experiência de vida profissional e afetiva.
Não esqueça que a distância só exite para os que não tem asas. Nós, professores, sonhamos e por isso voamos em todas as plagas e querências. Quando a saudade apertar o peito de doer até faltar o ar, não liga, é apenas o desejo de ficar com os amigos. Assim, aqui estaremos, sempre, esperando teu bom dia, boa tarde ou boa noite.
Prof. Belmiro

Júlio Cézar disse...

Nossa, gostei da carta.

Prof. Adalberto disse...

Marylla,apendi a gostar de voce,pela convivencia com a tua pessoa, e com as lições de vida, e carater, passada por voce para todos aqueles que contigo partilharam a sala dos professores do C.E.P.C.M durante o tempo que estiveste nesta organização.
Voce se afasta momentaneamente, e não definitivamente.

Um grande beijo no teu coração, deste teu amigo . Adalberto Luiz

Profª Cristina disse...

Marylla, depois desta carta linda, emocionada e verdadeira, o que dizer de você e para você?
Que você é a amiga fiel e de todas as horas? A profissional competente e selosa de seus compromissos? A mulher forte, vigorosa e de personalidade? O que mais dizer? Apenas que aprendi muito com você, que tive a honra de fazer parte de seu convívio e que você marcou muito a minha vida.
Um grande beijo, Cristina Santos (Ed. Física)