Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli a partir de informação repassada pelo Alexandre Monção – Técnico da Vex – nosso Laboratório de Informática
sábado, 30 de outubro de 2010
Eleição e a língua portuguesa
Colegas,
Repasso mensagem que circula na grande web.
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.
Presidenta???
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Educação Pública de Qualidade no CEPCM
Nós somos CEPCM
Nós somos CEPCM
Educação Pública de Qualidade no CEPCM
Você quer saber mais sobre esse e outros cursos? Deixe o seu comentário, informando o seu nome e e-mail, para que possamos respondê-lo. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Curso Intel - Fundação Bradesco
Nós somos CEPCM
Nossa Professora Marylla está se retirando do nosso convívio, depois de muitos anos de trabalho e dedicação, porque está se aposentando. A pedido de todos os Professores(as), publicamos a carta escrita pelo Professor de Educação Física, Paulo Cesar Lavrador Junior, em sua homenagem.
Parabéns Professora Marylla.
“MARYLLA
Já faz um tempo que estou na escola e lembro que, quando ouvi teu nome a primeira vez, confesso que estranhei. Não sabia se faltava ou não um “i” em teu nome ou se era pronúncia errada de alguém.
Passados esses poucos anos em teu convívio, percebi que o “i” que não havia em teu nome tinha razão de ser. Pois não cabia a letra de indiferença em tua marcante presença ou, menos ainda, de teu permanente fazer a diferença na luta por valores de correção e respeito.
Cheguei a pensar que faltava um “h”. E também notei que tampouco cabia a letra de hipocrisia. Muito ao contrário! Pois se há algo que transpiras é franqueza e transparência.
Mas o sonoro “i” que permanece no “y” é aquele da indignação, inapelável, incisivo e inclemente contra qualquer forma de injustiça.
Tua voz possante e personalíssima espantava-me. Não só por assim se manter, potente, depois de tantos anos de magistério. Mas por se fazer ouvir quase solitária, numa sala de professores rotineiramente quieta e de falas baixas.
Não tens o nome da cidade paulista, nem daquela de Dirceu, de enorme importância para nossa língua. Mas é a nossa cidadela, fortaleza de resistência de nossas vozes por vezes caladas, como a minha. És mais que importante, és presença indelével na educação de teus alunos e na de teus colegas.
Peço-lhe desculpas se apenas escrevo. Mas na vivência da educação física habituei-me a suar e arfar, condicionando-me a ser curto e entrecortado em minha fala. Mas admito que a emoção que trago em mim seria superada por meu costumeiro retraimento.
Para hoje imaginei que a escola pararia. Vi minha sala de aula, a quadra, decorada com bolas e flores, repleta de alunos perfilados cantando algo e hino, nosso grupo de dança apresentando-se para você, nossa rádio tocando um repertório de que mais gostas em tua justa e devida homenagem.
Muitas pessoas passam em nossa vida, poucas marcam. Posso dizer sem medo de errar que você é uma delas, uma mulher de vida! Que marcará para sempre minha vida.
Antes de o apito soar o final dessa partida, quero te dizer que a placa com teu nome estará gravada para sempre na Sala do meu coração.
Na data de hoje que o ‘parabéns a você’ seja bicampeão! FELIZ ANIVERSÁRIO e PARABÉNS pela sua trajetória de MESTRE.
Um beijo,
Paulo Cesar lavrador Junior.
Professor de Educação Física do Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro.”
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Somos CEPCM - Dia dos Professores!
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Bairros da Cidade do Rio de Janeiro
Você sabe qual é aquele bairro que está lá na foto ao sopé do Pão-de-Açúcar? Deixe a sua resposta informando o seu nome para que possamos publicá-lo. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
Copa do Mundo e Olímpiadas na Cidade do Rio de Janeiro.
A Cidade do Rio de Janeiro irá ser um dos palcos da próxima Copa do Mundo, 2014, e será sede das Olímpiadas de 2016. Quais serão os benefícios [e transtornos] que estes eventos, de repercussão mundial, trarão para a nossa vida e para o nosso dia-a-dia? Deixe o seu comentário informando o seu nome. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
Legado do Pan 2007
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Mudança de Secretário de Educação–Mudança de Política Educacional?
Todos nós que trabalhamos na Educação Pública sabemos que para alcançarmos padrões de qualidade que se reflitam em melhores desempenhos nos mecanismos de avaliação dos nossos alunos(as) precisamos investir no Professor e nos alunos. Isso não significa absolutamente investir em tecnologias ou equipamentos somente.
Por isso, desejamos que o atual Secretário, Sr. Wilson Risolia, consiga romper com alguns preconceitos que nortearam as ações anteriores fomuladas na política educacional do Estado do Rio de Janeiro. O mais importante é investir nas pessoas que formam a comunidade escolar: Professores(as), Diretores(as), Funcionários(as) e alunos(as).
Investir no material humano para promover o incentivo e a motivação para o trabalho específico que é o educacional! Isso não significa abandonar o que já foi feito mas sim acrescentar algo ao que já existe, isto é somar sempre. Publicado por mbassolli@prof.educacaco.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
Professor na mídia impressa - Jornal o Globo
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Acontece no Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro
O Curso Intel - Fundação Bradesco está em andamento. No módulo atual estamos convergindo a internet com o editor de texto. Nossos Professores estão trabalhando com o próprio notebook e também com os computadores do nosso LIED - Laboratório de Informática Educativa. No módulo 4 "Descobrindo o Processador de Texto" estamos criando ferramentas (exercícios, cabeçalho oficial, testes e provas) que poderemos utilizar na nossa prática pedagógica. Na foto os Professores Adalberto e Belmiro. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
domingo, 3 de outubro de 2010
Eleições 2010
Na festa da democracia brasileira o eleitor elege os seus representantes para Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador (dois votos), Governador e Presidente da República. E você, o que pensa sobre isso. Não esqueça de informar o seu nome no comentário. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli