sexta-feira, 25 de abril de 2014


EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO

PRONATEC FORMA MAIS UMA TURMA NO ESTADO

 15/04/2014 - 19:24h - Atualizado em 15/04/2014 - 19:24h
 » Ana Sílvia Magalhães / Fotos: Cris Torres
Mil alunos receberam o diploma nesta terça-feira (15/04)

Nesta terça-feira (15/04), a presidenta Dilma Rousseff, juntamente com o ministro da Educação, Henrique Pain, e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, participou da cerimônia de formatura de 1000 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Clube Esportivo Mauá, em São Gonçalo (RJ).  Na solenidade, o subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, professor Antônio de Paiva Vieira Neto, representou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

De acordo com Dilma Rousseff a educação é essencial para o desenvolvimento do Brasil.

- A educação técnica e a capacitação profissional são condições fundamentais para o país ser uma nação desenvolvida. Os professores são fundamentais. São eles que transmitem o conhecimento, mas os grandes astros são vocês – destacou Dilma Rousseff.

A formatura reuniu formandos de 22 municípios do estado do Rio de Janeiro, a grande maioria já encaminhada para o mercado de trabalho.

Silvana Pedersane de França é uma das concludentes que já está empregada e inicia o trabalho ainda esta semana. A aluna terminou o Ensino Médio na rede estadual e entrou para o Pronatec buscando a formação técnica.

- Terminei meu Ensino Médio no CE Dalila de Oliveira Costa, em São Gonçalo.  Logo depois, busquei minha formação profissional no Pronatec. Hoje, além de estar formada em Auxiliar de Pessoal, já estou contratada – comemorou Silvana.

Para o orador da turma e formando, Gabriel Cardoso Tavares, o curso também já possibilitou sua inserção no mercado.

- Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a concretizar o meu sonho de ter uma profissão e já estar no mercado de trabalho. Hoje inicio um novo capítulo da minha vida – disse Gabriel. 

O Pronatec foi criado em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica.  O programa oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Ao todo, o Programa está presente em 3800 municípios brasileiros, já sendo realizadas 6,3 milhões de matrículas, da meta inicial de 8 milhões.

Fonte: SEEDUC

Nenhum comentário: