sexta-feira, 25 de abril de 2014

EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO SE DESTACA EM OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA NACIONAL

 24/04/2014 - 16:18h - Atualizado em 24/04/2014 - 16:18h 
Número de medalhistas da rede estadual subiu de 32 para 55 em relação à última edição da competição

Os alunos da rede estadual de ensino estão se destacando cada vez mais na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desde 2010, o número de jovens medalhistas vem aumentando expressivamente. De acordo com um documento oficial da competição, na 6ª edição, que ocorreu em 2010, foram 15 premiações, sendo dois ouros, uma prata e 12 bronzes. Nas edições seguintes, a soma subiu para 20 (7ª edição); 32 (8ª); e 55 na 9ª edição, que aconteceu em 2013.

De acordo com a aluna Ana Catarina Avila Vitorino, que estuda no Ciep 146 – Professor Cordelino Teixeira de Paula, localizado no município de São Pedro da Aldeia,  a persistência dos alunos faz que com que o número de medalhistas aumente cada vez mais.

“Já participo da Obmep desde 2009, quando ganhei meu primeiro ouro. Em 2010, fui prata; em 2011, ouro de novo; em 2012, prata; e a última, e em 2013, mais uma vez ouro. É sempre uma emoção muito grande quando sou premiada, mas sei que tudo isso não é à toa. Toda essa vitória é fruto de bastante dedicação e disciplina nos estudos. Acredito que, uma vez que a gente vê que é capaz, luta pelas próximas conquistas. Não dá mais vontade de parar”, contou a jovem.

Além de Ana Catarina, outros seis adolescentes matriculados em unidades do Estado se destacaram na solução de problemas e conquistaram a medalha de ouro.

Para a professora de Matemática Christiane Silva Peres, do Colégio Estadual Erich Walter Heine, a Obmep, além de estimular o estudo da Matemática, revela talentos na área.

“Temos um medalhista na nossa escola. O aluno César Pontes foi ouro na 8ª edição da competição e, nessa última, realizada no ano passado, foi premiado com o bronze. A vinda dele para o colégio motivou outros estudantes a se interessarem mais pelos estudos. Todo esse resultado positivo foi obtido graças ao trabalho interdisciplinar e em equipe, realizado pela nossa unidade escolar”, ressaltou a docente.

Ana Catarina Vitorino destacou, também, a motivação para a participação em outros tipos de competição.

“Depois da primeira medalha que ganhei, gostei do reconhecimento e resolvi me dedicar à conquista de outros concursos. Tenho participado de alguns e tido bons resultados. Um bom exemplo foi na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), que acontece praticamente nos mesmos moldes da Obmep, e na qual, em 2013, fui prata. Fiquei em primeiro lugar nacional no Concurso Cassini – Cientista por um Dia, da Nasa, em 2010 e 2011; fui membro da primeira tripulação brasileira no Mars Desert Research Station no Deserto de Utah, nos Estados Unidos, em 2012; e primeiro lugar regional no Concurso de Redação Cisne Branco da Marinha do Brasil, em 2010 e 2011. Enfim, foram muitas participações e conquistas. Estou feliz com tudo isso e tento passar para outros jovens que o estudo nos leva a caminhos incríveis”, explicou.

Em 2013, a Obmep premiou, também, 13 professores da rede e 10 unidades escolares. Ao todo, foram cerca de 19 milhões de participantes espalhados por quase todos os municípios brasileiros.

Veja, abaixo, a lista dos medalhistas de ouro:

Sandro Mariano Silva Filho – CE Engenheiro Mario Moura B do Amaral (Paraty)

Shai Oliveira Vaz – CE Antônio Quirino (Resende)

Lucy Maria Degli Esposti Pereira – CE Luiz Tito de Almeida (Bom Jesus do Itabapoana)

Leticia Tavares da Silva – CE Leôncio Pereira Gomes (Campos dos Goytacazes)

Daniel Santana Rocha – CE Engenheiro Bernardo Sayão (Rio de Janeiro)

João Pedro Gonçalves Ramos – CE Engenheiro Bernardo Sayão (Rio de Janeiro)

Ana Catarina Avila Vitorino – Ciep 146 – Professor Cordelino Teixeira de Paula (São Pedro da Aldeia)

Para ver a relação completa de medalhistas, clique aqui.

Fonte: SEEDUC

Nenhum comentário: