domingo, 2 de novembro de 2008

Criatividade a serviço do Bem

Para ser inventor, você precisa botar a cachola para funcionar e juntar criatividade e praticidade. Com isso em mente, um grupo de estudantes criou os trabalhos que estarão à mostra na Projetec Rio 2008, a feira de ciência e tecnologia que acontece nos dias 05, 06 e 07 de novembro, na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, em Marechal Hermes. O evento celebra o Dia do Inventor e vai exibir invenções legais feitas por alunos de diferentes colégios.

  • Muito além da sucata: Um grupo de inventores mirins da Escola Técnica Rezende Ramel catou um motorzinho antigo, material reciclado e tralhas largadas num ferro-velho, juntou os pedaços e construiu uma moto. O estafado do banco, por exemplo, é feito com aquele material chamado "blackout", que a gente usa para bloquear o sol nas janelas. A estrutura é toda de metal, mas o veículo é levinho e anda que é uma beleza.
  • Quebra-molas diferente: Volta e meia a gente ouve falar sobre um motorista que foi assaltado ao reduzir a velocidade para passar sobre um quebra-molas. Mas eles são necessários para que os carros trafeguem devagar em ruas com escolas, por exemplo. Pensando nisso, um grupo de alunos da Escola Técnica do Rio de Janeiro (ETERJ) criou o "Pise no breque". É um quebra-molas diferente, que fica exposto de dia, garantindo a segurança para pedrestres que atravessam a rua, e é abaixado à noite, "escondendo-se" quando as ruas ficam vazias, liberando o caminho para motoristas.
  • Alarme para pais esquecidos: Uma cadeirinha de bebê mais do que segura foi a invenção de estudantes da Escola Técnica Electra. Quando o adulto esquece o neném dentro do carro e se afasta do veículo, um controle remoto preso às chaves apita, meio que puxando a orelha dele. O alarme também dispara quando o neném se solta do cinto de segurança e cai da cadeirinha. Tudo graças a um sensor de peso instalado dentro do assento da cadeirinha.

Estas e outras invenções você poderá ver na Feira de Ciências e tecnologia a partir de quarta-feira, dia 05 de novembro, na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Vale a pena conferir e se informar.

* reportagem tirada do suplemento "Globinho" do Jornal O Globo de 01/11/2008.

Um comentário:

Unknown disse...

aki kem fala é o ROSA pow só vym dyzer pra kem entrar nesse site da escola ke tenha como base todos os acontecymentos que a escola promoveu para os alunos nesses anos.
queria dyzer para as pessoas que estão entrando agora ki com certeza o colêgio estadual professor clóvis monteiro tem coisas maravilhosas ñ somente em relaçõa aos seus alunos como tambem seus professores,seus funcionarios:merendeiras e faxineiras,e direção
cuide bem desse maravilhoso monumento que pra mim um dia já serviu de aprendizagem com palavras
...O ROSA ÚNICO E ETERNO PRA QUEM CONHECEU...