domingo, 29 de setembro de 2013

ENEM (Notícias SEEDUC)

ENEM !!!! VAMOS LÁ PESSOAL!!!  

Veja abaixo notícia orientando sobre o Enem! Uma boa dica para quem quer subir mais um degrau! 

EDUCAÇÃO

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ENEM 2013

 26/09/2013 - 16:35h - Atualizado em 26/09/2013 - 16:39h 
Seeduc dá dicas para os estudantes

Falta apenas um mês para a aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso em grande parte das universidades do país. O exame está marcado para os dias 26 (ciências humanas e ciências da natureza) e 27 de outubro (teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e Matemática). Para auxiliar os estudantes nessa reta final de preparação, a Secretaria de Estado de Educação separou algumas dicas:

Este ano, uma das mudanças notáveis no Enem foi o aumento no número de questões (de 64 para 180). O exame busca estudantes que consigam dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentos significativos e elaborar propostas.

Conteúdo programático do Enem 2013: as provas serão divididas em quatro áreas de conhecimento:

- Ciências Humanas e suas Tecnologias: desta área serão cobradas 45 questões que abrangem as matérias de História, Sociologia, Filosofia e Geografia

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de Química, Física e Biologia

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Outras 45 questões que cobram o conhecimento em Português, Literatura, Artes, Educação Física, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e a redação

- Matemática e suas Tecnologias: 45 questões sobre Matemática


Em relação às questões de Física, o Ministério da Educação (MEC) tem por objetivo identificar algumas conpetências básicas dos alunos. São elas:

- Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

- Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

- Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicas.

- Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

- Apropriar-se de conhecimentos da Física, da Química e da Biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

As competências abordadas acima mostram que a Física não mais é cobrada somente por meio de cálculos e decorebas de fórmulas. As questões são interativas e interdisciplinares.

A prova exigirá diferentes habilidades, como capacidade de interpretação, domínio de linguagens, enfrentar situações-problema, além de ter a visível compreensão das ciências naturais e as tecnologias que a elas se associam na construção do conhecimento humano.

Na prova de Física do Enem, o aluno não terá a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na Física básica.

Todas as informações cobradas na prova de Física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente. As questões do Enem fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a disciplina pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas e notícias, cabendo ao candidato interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.

Principais competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:

- Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais

- Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela

-Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano

- Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano

- Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas

- Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação

- Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística

A avaliação de Matemática será totalmente contextualizada e interdisciplinar. A disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a Matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Para isso, a prova exigirá uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.

Redação

Alvo de constantes reclamações, as redações do Enem serão corrigidas com mais rigor na edição de 2013. O MEC informou que as redações que obtiverem nota máxima, após avaliação dos dois corretores, também serão examinadas por uma banca, antes acionada apenas se o terceiro examinador não chegasse a um acordo com os outros dois.

Um terceiro corretor também será acionado se houver diferença de mais de 100 pontos entre as notas finais dadas pelos dois corretores. No Enem 2012, essa diferença tinha que ser de 200 pontos ou mais. Com essa mudança, o MEC prevê que 33% das redações do Enem 2013 irão passar por um terceiro examinador. Na edição do ano passado, o índice foi de 21%.

As redações com palavras consideradas "provocativas ou debochadas" serão zeradas.

Documentos que precisam ser levados nos dias de prova:

Documento de identificação original com foto:

- Cédula de identidade (RG) expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal

- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros

- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade

- Carteira de Trabalho e Previdência Social

- Certificado de Dispensa de Corporação

- Certificado de Reservista

- Passaporte

- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia


Fonte:  SEEDUC

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