Seu lugar no mundo com o Google Earth®[1]
A idade do nosso planeta gira em torno de 4, 5 bilhões de anos (quatro bilhões e quinhentos milhões ou 4.500.000.000). A nossa idade no planeta é bem mais recente[2]. A idade das nossas civilizações é mais recente ainda. O homem está há pouquíssimo tempo na história nosso planeta.
As questões relativas ao espaço e ao tempo sempre estiveram presentes na história humana. Nos primórdios da sua existência, situar-se no tempo e no espaço era também uma questão para a própria sobrevivência do ser humano. A observação e a percepção da passagem do tempo e as suas manifestações na paisagem foram importantes para a Revolução Agrícola, fator importante para a Divisão Social do Trabalho e surgimento das primeiras civilizações[3].
Oitenta mil anos após a conquista do fogo, nessa passagem de final do século XX para essa primeira década do século XXI, vivenciamos o advento e a consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação como novas e ampliadas possibilidades de percepção do tempo e do espaço[4]. As imagens de satélites se multiplicaram, passamos a ver o nosso planeta, a nossa casa, de formas cada vez mais nítidas, em ângulos e detalhes jamais vistos.
Da mesma forma, com o telescópio Hubble[3] e as sondas espaciais, ampliamos também a nossa capacidade de ver e perceber “para fora da Terra”, para o espaço e tempo ampliados da nossa galáxia e do universo.
O primeiro momento do nosso exercício consiste na exibição de uma apresentação de slides que contempla esse olhar “para fora da Terra”. São imagens do Hubble e comparações do tamanho de planetas e estrelas que propõem questionamentos referentes aos conceitos de tempo e espaço. Onde estamos no universo? Como a Terra, o nosso planeta e a nossa casa, é pequena e especial![5]
No segundo momento, vamos utilizar a internet através do computador e um aplicativo específico, o Google Earth®, para “olharmos para o nosso planeta Terra”, para a nossa casa e a nossa escola. Vamos trabalhar com a localização, identificar os seus oceanos e continentes. Vamos poder perceber como o espaço vem sendo ocupado de diferentes formas pelo trabalho do homem[6]. Vamos ver a ocupação urbana de forma ordenada e planejada e também ver a ocupação urbana desordenada, enfim vamos poder refletir sobre as desigualdades na ocupação do espaço no nosso planeta Terra e na nossa Cidade[7].
[1] Professor Marcos Aurélio Bassolli Alves
[2] Pesquisas indicam vestígios do homem moderno na porção oriental da África datadas de duzentos mil anos atrás (200.000)
Colegas Professores(as) e comunidade do CEPCM,
A atividade acima pode ser aplicada em qualquer série do nosso Ensino Médio. Os recursos tecnológicos estão à disposição de todos nós e a nossa ajuda, se necessária, também. Seus conteúdos abrangem conceitos pertinentes e relevantes para diferentes disciplinas.
Naturalmente, o trabalho está radicalmente aberto às valiosas contribuições e críticas de todos.
Atualmente essa atividade é aplicada na Educação de Jovens e Adultos e foi apresentada na Mostra Pedagógica 2010 do CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos. Secretaria Municipal de Educação
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
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