quarta-feira, 24 de novembro de 2010
E-MAIL INSTITUCIONAL: acesso Windows Live
Como obter o e-mail institucional? Um caminho e duas possibilidades
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
SAERJ–Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro
Colegas,
Vamos informar e incentivar os nossos alunos para que façam as provas com atenção e dedicação a fim de que possam obter bons resultados.
CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES
30 de novembro – Turmas de terceiro ano do EM
01 de dezembro – Turmas do segundo ano do EM
02 de dezembro – turmas do primeiro ano do EM
Para maiores esclarecimentos, consulte a cartilha no Conexão Professor. http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/index.asp
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
sábado, 20 de novembro de 2010
Projeto "Talentos da Educação Física 2010"
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
"Encarceramento em massa: símbolo do Estado Penal"
Fonte: CMI - Centro de Mídia Independente: www.midiaindependente.org
'A melhor reforma do direito penal seria a de substituí-lo, não por um direito penal melhor, mas por qualquer coisa melhor do que o direito penal' (Gustavo Radbruch)
O Brasil é hoje um dos países com a maior população carcerária do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. As prisões brasileiras são uma versão do apartheid, legitimado pelo sistema de justiça penal, seletivo, que criminaliza a população empobrecida, principalmente jovem, negra e indígena, encarcerada prioritariamente por crimes contra o capital. O encarceramento em massa configura-se como um dos instrumentos do Estado na preservação do patrimônio privado e como forma de controle e contenção social, ocultando a barbárie produzida pelo sistema social vigente. O aumento extraordinário da população carcerária no país, a partir dos anos 90, é reflexo da política neoliberal caracterizada pelo Estado Mínimo em relação às políticas sociais e pelo Estado Penal Máximo para as populações empobrecidas. Este não é um fenômeno singular, mas no Brasil, onde o Estado de bem-estar social nunca foi uma realidade concreta, o Estado Penal intensifica-se, assumindo uma dimensão mais perversa. As prisões brasileiras caracterizam-se pelo terror, torturas, maus-tratos, enfim, brutais violações dos direitos humanos dos(as) presos(as) e seus familiares. Qual a função social do encarceramento da população empobrecida? Quais os custos sociais da política de encarceramento em massa? Quais as estratégias a serem desenvolvidas para enfrentar as graves violações dos direitos humanos da população carcerária?
O Tribunal Popular convida você a discutir estas e outras questões com militantes do movimento social, egressos do sistema prisional, familiares de presos, profissionais da área, estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral.
LEIA MAIS (veja programação e cartaz)
Postado por: maxc@prof.educacao.rj.gov.br - Max Carvalho
Projeto "Talentos da Educação Física 2010"
Dia 01/12 - TORNEIO DE HANDEBOL FEMININO E MASCULINO a partir das 15 horas.
DIA 02/12 - SHOW DE TALENTOS, no auditório:
- 13 horas - GATRONOMIA CULTURAL
- 14 às 17:30 - APRESENTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO, DANÇA HIP-HOP, BREAK DANCE - LATINO, COM NOSSO ALUNOS.
- DANÇA CONTEMPORÂNEA, com a Professora convidada KAREN BEZERRA e CIA.
- SALSA E MERENGUE, HIP HOP E GAFIEIRA - Grupo de Dança PROF. KÁTIA ZERLANY de Miguel Pereira, RJ.
- DESFILE DE MODAS
Organização: Profs de Educçaão Física Cláudia Ramos e Marlon Machado
Realização: Alunos do C.E. Professor Clóvis Monteiro - 2 turno
Apoio: Direção, todos os Professores do segundo turno e LIED - Laboratório de Informática Educativa.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!
Alguma dúvida ou sugestão: entre em contato com os Professores envolvidos, diretamente com a Direção ou deixe, por escrito, em "comentários".
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Curso Intel - Fundação Bradesco: blog–inserção de mapas
Já estamos evoluindo nas possibilidades de publicação de diferentes fontes nos nossos blogs. Para publicar esse mapa utilizamos o Live Writer. Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli
Convergência de Mídias
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Acesso à Universidade Sistema de Cotas
Defendo o sistema de cotas em paralelo ao investimento e à valorização do ensino básico da rede pública e por tempo determinado, digamos dez anos. Somente o sistema de cotas sem o investimento e a valorização da educação pública básica não chegaremos a lugar algum. Daqui a pouco vai ter "burgues" matriculando, só-pra-inglês-ver, seu filho em Escola Pública só para concorrer no sistema de cotas. Valorizar e investir na Educação Pública e no ensino básico tem como pressuposto fundamental o salário do Professor! Ponto f inal.
E você? O que acha do sistema de cotas para o ingresso na faculdade? Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Professor Marcos Bassolli
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Novos blogs dos nossos Professores(as) - visitem e prestigiem
SEEDUC - Secretaria de Estado de Educação
Prezados Professores,
Repasso informação publicada na página da SEEDUC - www.educacao.rj.gov.br sobre cursos disponíveis para nós Professore(as).
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Prorrogado o prazo de lançamento de notas
Recebemos, através do nosso e-mail institucional, um comunicado da SEEDUC informando-nos da prorrogação do prazo para o lançamento das notas. Verifique a sua caixa postal do e-mail institucional em http://www.live.com/ para ver a mensagem na íntegra.
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br - Prof. Marcos Bassolli
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Nem tudo que sai na web é verdade
A PRESIDENTE ou PRESIDENTA
Prezados Professores, alunos e visitantes,
Nem tudo que está na grande rede (www) da internet é a verdade. Nosso colega, Prof. Joaquim Ferreira, postou a matéria abaixo como comentário na nossa publicação “Eleições e a Língua Portuguesa”.
Obrigado pela correção Joaquim e obrigado pela sempre presença no nosso blog.
Comentário postado pelo Prof. Joaquim Ferreira Filho.
seg, 01/11/10
Prof.Sérgio Nogueira Lopes
www.g1.com.br
Tanto faz. As duas formas, linguisticamente, são corretas e plenamente aceitáveis.
A forma PRESIDENTA segue a tendência natural de criarmos a forma feminina com o uso da desinência “a”: menino e menina, árbitro e árbitra, brasileiro e brasileira, elefante e elefanta, pintor e pintora, espanhol e espanhola, português e portuguesa.
Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum aos dois gêneros: o artista e a artista, o jornalista e a jornalista, o atleta e a atleta, o jovem e a jovem, o estudante e a estudante, o gerente e a gerente, o tenente e a tenente.
Há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe e A CHEFE ou o chefe e A CHEFA; o parente e A PARENTE ou o parente e A PARENTA; o presidente e A PRESIDENTE ou o presidente e A PRESIDENTA…
O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a prefrência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo.
É interessante observar também que formas como CHEFA e PARENTA ganharam no português do Brasil uma carga pejorativa.
É possível, porém, que a nossa Dilma prefira ser chamada de PRESIDENTA seguindo nossa vizinha Cristina, que gosta de chamada na Argentina de LA PRESIDENTA.
Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br