sexta-feira, 25 de abril de 2014


EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO

PRONATEC FORMA MAIS UMA TURMA NO ESTADO

 15/04/2014 - 19:24h - Atualizado em 15/04/2014 - 19:24h
 » Ana Sílvia Magalhães / Fotos: Cris Torres
Mil alunos receberam o diploma nesta terça-feira (15/04)

Nesta terça-feira (15/04), a presidenta Dilma Rousseff, juntamente com o ministro da Educação, Henrique Pain, e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, participou da cerimônia de formatura de 1000 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Clube Esportivo Mauá, em São Gonçalo (RJ).  Na solenidade, o subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, professor Antônio de Paiva Vieira Neto, representou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

De acordo com Dilma Rousseff a educação é essencial para o desenvolvimento do Brasil.

- A educação técnica e a capacitação profissional são condições fundamentais para o país ser uma nação desenvolvida. Os professores são fundamentais. São eles que transmitem o conhecimento, mas os grandes astros são vocês – destacou Dilma Rousseff.

A formatura reuniu formandos de 22 municípios do estado do Rio de Janeiro, a grande maioria já encaminhada para o mercado de trabalho.

Silvana Pedersane de França é uma das concludentes que já está empregada e inicia o trabalho ainda esta semana. A aluna terminou o Ensino Médio na rede estadual e entrou para o Pronatec buscando a formação técnica.

- Terminei meu Ensino Médio no CE Dalila de Oliveira Costa, em São Gonçalo.  Logo depois, busquei minha formação profissional no Pronatec. Hoje, além de estar formada em Auxiliar de Pessoal, já estou contratada – comemorou Silvana.

Para o orador da turma e formando, Gabriel Cardoso Tavares, o curso também já possibilitou sua inserção no mercado.

- Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a concretizar o meu sonho de ter uma profissão e já estar no mercado de trabalho. Hoje inicio um novo capítulo da minha vida – disse Gabriel. 

O Pronatec foi criado em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica.  O programa oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Ao todo, o Programa está presente em 3800 municípios brasileiros, já sendo realizadas 6,3 milhões de matrículas, da meta inicial de 8 milhões.

Fonte: SEEDUC

EDUCAÇÃO

NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO SE DESTACA EM OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA NACIONAL

 24/04/2014 - 16:18h - Atualizado em 24/04/2014 - 16:18h 
Número de medalhistas da rede estadual subiu de 32 para 55 em relação à última edição da competição

Os alunos da rede estadual de ensino estão se destacando cada vez mais na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desde 2010, o número de jovens medalhistas vem aumentando expressivamente. De acordo com um documento oficial da competição, na 6ª edição, que ocorreu em 2010, foram 15 premiações, sendo dois ouros, uma prata e 12 bronzes. Nas edições seguintes, a soma subiu para 20 (7ª edição); 32 (8ª); e 55 na 9ª edição, que aconteceu em 2013.

De acordo com a aluna Ana Catarina Avila Vitorino, que estuda no Ciep 146 – Professor Cordelino Teixeira de Paula, localizado no município de São Pedro da Aldeia,  a persistência dos alunos faz que com que o número de medalhistas aumente cada vez mais.

“Já participo da Obmep desde 2009, quando ganhei meu primeiro ouro. Em 2010, fui prata; em 2011, ouro de novo; em 2012, prata; e a última, e em 2013, mais uma vez ouro. É sempre uma emoção muito grande quando sou premiada, mas sei que tudo isso não é à toa. Toda essa vitória é fruto de bastante dedicação e disciplina nos estudos. Acredito que, uma vez que a gente vê que é capaz, luta pelas próximas conquistas. Não dá mais vontade de parar”, contou a jovem.

Além de Ana Catarina, outros seis adolescentes matriculados em unidades do Estado se destacaram na solução de problemas e conquistaram a medalha de ouro.

Para a professora de Matemática Christiane Silva Peres, do Colégio Estadual Erich Walter Heine, a Obmep, além de estimular o estudo da Matemática, revela talentos na área.

“Temos um medalhista na nossa escola. O aluno César Pontes foi ouro na 8ª edição da competição e, nessa última, realizada no ano passado, foi premiado com o bronze. A vinda dele para o colégio motivou outros estudantes a se interessarem mais pelos estudos. Todo esse resultado positivo foi obtido graças ao trabalho interdisciplinar e em equipe, realizado pela nossa unidade escolar”, ressaltou a docente.

Ana Catarina Vitorino destacou, também, a motivação para a participação em outros tipos de competição.

“Depois da primeira medalha que ganhei, gostei do reconhecimento e resolvi me dedicar à conquista de outros concursos. Tenho participado de alguns e tido bons resultados. Um bom exemplo foi na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), que acontece praticamente nos mesmos moldes da Obmep, e na qual, em 2013, fui prata. Fiquei em primeiro lugar nacional no Concurso Cassini – Cientista por um Dia, da Nasa, em 2010 e 2011; fui membro da primeira tripulação brasileira no Mars Desert Research Station no Deserto de Utah, nos Estados Unidos, em 2012; e primeiro lugar regional no Concurso de Redação Cisne Branco da Marinha do Brasil, em 2010 e 2011. Enfim, foram muitas participações e conquistas. Estou feliz com tudo isso e tento passar para outros jovens que o estudo nos leva a caminhos incríveis”, explicou.

Em 2013, a Obmep premiou, também, 13 professores da rede e 10 unidades escolares. Ao todo, foram cerca de 19 milhões de participantes espalhados por quase todos os municípios brasileiros.

Veja, abaixo, a lista dos medalhistas de ouro:

Sandro Mariano Silva Filho – CE Engenheiro Mario Moura B do Amaral (Paraty)

Shai Oliveira Vaz – CE Antônio Quirino (Resende)

Lucy Maria Degli Esposti Pereira – CE Luiz Tito de Almeida (Bom Jesus do Itabapoana)

Leticia Tavares da Silva – CE Leôncio Pereira Gomes (Campos dos Goytacazes)

Daniel Santana Rocha – CE Engenheiro Bernardo Sayão (Rio de Janeiro)

João Pedro Gonçalves Ramos – CE Engenheiro Bernardo Sayão (Rio de Janeiro)

Ana Catarina Avila Vitorino – Ciep 146 – Professor Cordelino Teixeira de Paula (São Pedro da Aldeia)

Para ver a relação completa de medalhistas, clique aqui.

Fonte: SEEDUC